Engate Reboque Fixo ou Removível?

Engate Reboque Fixo ou Removível?

Engate Reboque Fixo ou Removível?

ENGATE PARA REBOQUE AUTOMOTIVO

O engate para reboque é um equipamento muito conhecido pela sua funcionalidade. Com ele, você pode aumentar a quantidade de carga que seu veículo é capaz de transportar. No entanto, além de sua funcionalidade, o engate para reboque também é utilizado como um acessório estético, como veremos a seguir.

Aqui, na General Car, você encontra um vasto catálogo de engates de reboque removíveis e fixos das marcas Bepo, Bulldog, General Car, Keko e muitas outras. Continue a leitura para conhecer mais sobre o engate!

O QUE É E PARA QUE SERVE ENGATE PARA REBOQUE?

O engate para reboque é um equipamento fixado na parte traseira do automóvel para aumentar a capacidade de carga do mesmo. Também chamado por outros nomes, como “rabicho de carro”, “engate para carretinha” ou “engate veicular”, este equipamento é ideal para auxiliar no transporte de carretinhas, bicicletas e pequenos veículos. Além disso, ele é capaz de realizar o transporte de pequenos trailers, barcos e mesmo pequenos carretos, fazendo do carro um puxador de reboque.

Essas são as principais utilidades do engate para carros. No entanto, há quem decida instalar um engate com outros objetivos – muitos motoristas apostam no engate de reboque para agregar um toque extra no design do veículo e deixá-lo com um visual mais moderno.

Por fim, há também os motoristas que utilizam o engate reboque para carros para proteger a lataria do veículo contra pequenos impactos na traseira.

No Brasil, existem modelos de engates de reboque fixos e removíveis, só que antes de instalar um engate é importante que o engate seja certificado e homologado pelo INMETRO, respeitando sempre as faixas de peso suportadas para tração, que variam, em sua maioria, entre 400 kg e 4 toneladas.

ENGATE PARA REBOQUE: FIXO OU REMOVÍVEL?

Os engates para carros podem ser divididos entre engate de reboque fixo e engate de reboque removível. A escolha entre um ou outro é bastante individual, e, para fazê-la, você deve conhecer as diferenças entre eles.

O engate de reboque fixo, como o nome sugere, não possui nenhuma parte removível. Isso significa que, depois de instalado, para remover qualquer parte ou mesmo sua totalidade, você irá precisar do trabalho de um profissional. É o tipo de engate mais comum.

O engate de reboque removível, por sua vez, possui uma parte de sua estrutura fixa, mas oferece a possibilidade de remover a ponteira, ou seja, a parte que possui a bola do engate. Esses modelos contam com uma tampa para ser colocada no lugar da ponteira quando ela não estiver em uso.

REGRAS DO CONTRAN PARA ENGATE PARA REBOQUE

Se você deseja instalar um engate para reboque em seu veículo, saiba que é muito importante verificar se o engate atende todos os requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Um rabicho para carro irregular pode resultar em multa e pontos na carteira de motorista (CNH). A seguir, conheça os principais requisitos para utilizar um engate para reboque nos conformes da lei.

Portaria INMETRO nº 215/2007

A Portaria nº 215/2007 do INMETRO trata da plaqueta com as informações necessárias para o cumprimento da lei. Todo engate deve contê-la em lugar visível e inviolável com as seguintes informações.

5.5.6 Deve fixar na estrutura do engate uma plaqueta inviolável, em local visível, devidamente emitida e preenchida, constando, no mínimo, as seguintes informações:

  • a) o nome empresarial do fabricante de engate registrado;
  • b) o CNPJ do fabricante de engate registrado;
  • c) a identificação do código de registro do fabricante de engate;
  • d) o modelo do veículo rodoviário automotor ao qual o engate se destina;
  • e) a CMT do veículo rodoviário automotor ao qual o engate se destina;
  • f) a CMT do engate;
  • g) a referência à Resolução CONTRAN nº 197/06.

Resolução CONTRAN nº 197/2006

O artigo 6º, parágrafo II, da resolução CONTRAN nº 197/2006, aponta as características obrigatórias do engate para reboque:

  • a) esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer;
  • b) tomada e instalação apropriada para conexão ao veículo rebocado;
  • c) dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque;
  • d) ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera;
  • e) ausência de dispositivo de iluminação.

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