Extensores de Caçamba são permitidos por lei?

Extensores de Caçamba são permitidos por lei?

Extensores De Caçamba São Permitidos Pela Legislação? Posso Ter E Utilizar Em Minha Pick-Up?

A resolução de 2010 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito permite que uma picape trafegue com a tampa da caçamba aberta desde que não oculte as luzes de freio e dos piscas e seus respectivos refletores. No caso da placa encoberta, é obrigatório o uso de uma segunda unidade (sim, é preciso adquirir uma placa extra para utilizar apenas no extensor de caçamba).

Os Extensores de Caçamba são permitidos por lei
Os Extensores de Caçamba são permitidos por lei sim

No Extensor Original da Oroch, o local para a placa extra é o retângulo do lado direito visto vazio na foto acima. Para estar dentro da lei, o equipamento dispõe ainda de uma luz extra para iluminar essa placa. Além da Renault, a Fiat também oferece um extensor semelhante para a Strada e a Toro.

Já no Extensor Original da Toro, a tampa da caçamba é dividida ao meio e cada metade tem abertura lateral, no sentido horizontal. Quando abertas, a parte interna das tampas pode ser desdobrada para baixo, formando o piso do extensor. Feito isso, resta desdobrar as lanternas, refletores e suporte de placa adicionais, e prender os ganchos da rede que passa a determinar o limite das cargas no extensor.

Nos Extensores de Caçamba da Marca Gtnox, usados em diversas pickups como S10, Amarok, Ranger, Saveiro, Strada e demais (com exceção da toro) as lanternas não são cobertas quando a tampa esta aberta, sendo assim não precisa de sinalização extra, porem ainda existe a necessidade de uma placa adicional e iluminação para a mesma, os extensores da Gtnox acompanham um suporte de placa iluminado.

Para conhecer mais sobre os extensores da Gtnox e já equipar sua picape acesse: https://www.generalcar.com.br/extensor-de-cacamba

Vale destacar que o motorista só pode rodar com a tampa aberta em caso de carga indivisível. Ou seja, transportar uma moto ou uma bicicleta assim pode. Dezenas de malas, não pode.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *