Extensores De Caçamba São Permitidos Pela Legislação? Posso Ter E Utilizar Em Minha Pick-Up?
A resolução de 2010 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito permite que uma picape trafegue com a tampa da caçamba aberta desde que não oculte as luzes de freio e dos piscas e seus respectivos refletores. No caso da placa encoberta, é obrigatório o uso de uma segunda unidade (sim, é preciso adquirir uma placa extra para utilizar apenas no extensor de caçamba).
No Extensor Original da Oroch, o local para a placa extra é o retângulo do lado direito visto vazio na foto acima. Para estar dentro da lei, o equipamento dispõe ainda de uma luz extra para iluminar essa placa. Além da Renault, a Fiat também oferece um extensor semelhante para a Strada e a Toro.
Já no Extensor Original da Toro, a tampa da caçamba é dividida ao meio e cada metade tem abertura lateral, no sentido horizontal. Quando abertas, a parte interna das tampas pode ser desdobrada para baixo, formando o piso do extensor. Feito isso, resta desdobrar as lanternas, refletores e suporte de placa adicionais, e prender os ganchos da rede que passa a determinar o limite das cargas no extensor.
Nos Extensores de Caçamba da Marca Gtnox, usados em diversas pickups como S10, Amarok, Ranger, Saveiro, Strada e demais (com exceção da toro) as lanternas não são cobertas quando a tampa esta aberta, sendo assim não precisa de sinalização extra, porem ainda existe a necessidade de uma placa adicional e iluminação para a mesma, os extensores da Gtnox acompanham um suporte de placa iluminado.
Para conhecer mais sobre os extensores da Gtnox e já equipar sua picape acesse: https://www.generalcar.com.br/extensor-de-cacamba
Vale destacar que o motorista só pode rodar com a tampa aberta em caso de carga indivisível. Ou seja, transportar uma moto ou uma bicicleta assim pode. Dezenas de malas, não pode.