Capota Marítima, o que é?

Capota Marítima, o que é?

VAMOS CONTAR PARA VOCÊ TUDO SOBRE O QUE É UMA CAPOTA MARÍTIMA, OU LONA MARÍTIMA.

Capota Marítima é o acessório mais usado em caminhonetes, sejam cabine simples, dupla ou estendida. Em uma visão bem superficial, nada mais é que um tipo capa que cobre a caçamba do veículo, se bem instalada veda a caçamba; serve para proteger o que está lá dentro, seja da chuva, do sol, poeira ou sujeira, oxidação ou até mesmo de furto. E é claro! Tem a função estética e aerodinâmica. Existem alguns modelos, como capotas de lona marítima, fibra náutica, chapas de alumínio e elétrica.

QUAL A MELHOR CAPOTA MARÍTIMA?

Os modelos mais usados são os de lona, a lona da capota é a trama 8×8, um pvc, muito resistente, com forro de poliéster trançado com uma estrutura de alumínio e as cantoneiras podem ser de alumínio também ou de plástico. O segundo mais usado é o de fibra náutica, este é feito de fibra e geralmente pintado na cor do veículo, muito resistente e seguro por sinal.

Você também deve estar se perguntando, qual a melhor marca de capota? é difícil responder, por que isso depende muito dos seus gostos, se você gosta do modelo de lona as mais famosas são “Keko” e “Flash Cover”, se prefere de fibra (as rígidas) tem a “Vip”, se gosta das elétricas existe a “Allt” …

O ideal antes de comprar é decidir qual tipo você gosta e faixa de preço que está disposto a investir, já que a função básica de todas são a mesma, o que muda são os materiais, tipo de abertura, segurança e tecnologia. Decidido isto comesse a verificar os modelos e marcas disponíveis no mercado.

Se precisar de uma ajudinha: Aqui na General Car temos as linhas completas da flash cover, keko, atual cap e vip; e em nossos canais de atendimento tem um time pronto pra te ajudar a escolher o modelo certo para você e sua necessidade.

Modelos mais conhecidos

  • Capota marítima com chave
  • Capota marítima trek (trava)
  • Capota marítima baguete
  • Capota marítima com fivela
  • Capota marítima elétrica
  • Capota marítima de fibra
  • Capota marítima de alumínio

Marcas mais conhecidas

  • Flash Cover
  • Keko
  • Atual Cap
  • Allt
  • Jacaré
  • Jordão
  • Paraná
  • Vip

Veículos que usam esse acessório

A CAPOTA MARÍTIMA É SEGURA! SIM.

Todas* as capotas quando instaladas só permitem acesso ao conteúdo da caçamba quando a tampa está aberta. Ou seja, você precisa abrir a tampa primeiro, para depois abrir a capota. Claro que, se a tampa não possuir um sistema de trava ou alarme não vai existir segurança, mas isto pode ser facilmente solucionado, existem inúmeros sistemas de segurança como travas e alarmes para caçamba.

Observação: Este conceito não se aplica as capotas de lona do modelo baguete simples, este modelo permite abrir a capota independente da tampa aberta ou fechada.

VALE A PENA COMPRAR UMA CAPOTA USADA?

A resposta geralmente é não! por que? além de cada modelo de veículo usar um modelo especifico de capota outros fatores devem ser levados em consideração, o cuidado do dono anterior com a lona, com a manutenção da capota, com o uso da capota… você pode ter mais uma dor de cabeça do que uma solução.

COMO É FEITA A INSTALAÇÃO?

Não tem segredo ou dica especial, é importante que a instalação seja feita em uma loja ou com um profissional especializado.
Cada veículo e modelo possui suas particularidades e somente uma boa instalação vai te garantir a boa vedação e acabamento.

Não é necessário é necessário furar a caminhonete para instalar a capota marítima.

USO, MANUTENÇÃO E LIMPEZA DA CAPOTA

Usar uma capota é muito fácil, para abrir os modelos lona basta soltar as travas próximas a tampa e ir enrolando até o final, e processo contrário para fechar. Os modelos elétricos é muito fácil! É no controle remoto, aperta o botão e ela desenrola, abre e fecha sozinha! Mais fácil que isso não existe né? Os modelos rígidos parecem uma tampa com um amortecedor.

Você não precisa tirar e guardar a lona para não estragar ou tomar sol e chuva, até mesmo porque isso não é fácil. São feitos de materiais muito resistentes e pensados nisto! Mas sim, você pode tomar alguns cuidados para manter e conservar sua capota.

Para conservar e não ressecar a capota de lona, lave com sabão neutro e enxague bem, você pode prolongar a vida útil da lona utilizando um limpador e hidratante para vinil automotivo.

As lonas recebem um tratamento especial durante a fabricação para repelir a agua, mas com o tempo isto vai acabando e infelizmente o produto pode ressecar e começar a trincar, além de começar a desbotar a cor preto natural do produto.

LISTA DE PERGUNTAS FREQUENTES QUE RECEBEMOS:

O que passar na capota para conservar?

Primeiro lave a capota com agua, sabão neutro, e enxague bem, após utilize um limpador e hidratante para vinil automotivo.

O que passar na capota marítima para não ressecar?

Primeiro lave a capota com agua, sabão neutro, e enxague bem, após utilize um limpador e hidratante para vinil automotivo.

Como lavar capota marítima?

Lave a capota apenas com agua e sabão neutro.

Como instalar capota marítima?

É importante que a instalação seja feita em uma loja ou com um profissional especializado.

Como vedar capota marítima?

A vedação deve ser feita durante a instalação, caso ela seja feita por um profissional ou loja com certeza eles vão garantir que a vedação seja feita.

Como tirar capota marítima?

Se o intuito do tirar a capota for somente para guardar, não recomendamos que retire. Se o intuito for remover permanentemente recomendamos que procure um profissional.

Devo costurar a lona da capota marítima?

Você pode procurar um tapeceiro para isto, mas sua lona não será mais impermeável. Neste caso, recomendamos trocar somente a lona, isto é possível.

Posso lavar? como limpar capota marítima?

Você pode lavar a capota com agua e sabão neutro.

Como abrir capota marítima?

Para abrir os modelos de lona basta soltar as travas próximas a tampa e ir enrolando até o final, faça processo contrário para fechar. Os modelos elétricos é muito fácil! É no controle remoto, aperta o botão e ela desenrola, abre e fecha sozinha! Mais fácil que isso não existe né? Os modelos rígidos parecem uma tampa com um amortecedor..

Por que o nome capota marítima?

Ainda estamos buscando uma resposta válida, mas até agora não sabemos  ! a parte da lona ou capota é auto explicativo não é? Agora o marítima… bom uma hora descobrimos rsrsrs.

2 comments

O nome é proveniente do material que é usado em embarcações. Por estarem expostas à chuva e sol, a lona é diferente e mais resistente. Por isso o nome. Simplesmente para que o cliente tenha a segurança de que o material resistirá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *